sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Energia Eólica - Rio Grande do Norte

  A energia eólica é a energia produzida através da força do vento. No estado do Rio Grande do Norte próximo a Maracajaú  passamos por um parque de energia eólica onde a energia é gerada por hélices ligadas a uma turbina que são movidas pelo vento, esse movimento produz, através de um gerador, a energia elétrica.
  É uma área que ainda esta em expansão no Brasil, mas se mostra uma fonte natural de energia  promissora, sendo uma fonte limpa e renovável que favorece o desenvolvimento sustentável. Os principais parque de energia eólicas ficam localizados, na Bahia, Rio Grande do Sul, e do Norte, e também no Ceará. Bacana né!?




 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pantanal Nordestino - Sergipe

  Numa área pertencente a cidade de Pacatuba, fica localizada uma das visões mais lindas de Sergipe. O chamado "Pantanal Nordestino" é um combinado de mata, coqueiros, alagados, manguezais, dunas e mar. Um lugar belo, próximo a foz do rio São Francisco, rio que faz a divisa de estado entre Sergipe e Alagoas.
  Pacatuba fica a 112 km da capital Aracaju, a região é pouco visita por turistas, sem opções para refeições e mal sinalizada, para não nos perdemos tivemos que parar e perguntar várias vezes o caminho, sempre perguntando por Ponta dos Mangues que fica na região do Pantanal. Apesar de ser meio confuso de chegar a viagem vale a pena, uma região linda com cenário diferente do que geralmente vemos no litoral nordestino, além do mar uma flora rica, bela e intocada.






 
 
 
 
Braço do rio São Francisco

Vila de pescadores
 
Viajei em agosto de 2013
 
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Plantação de Girassol

  Uma das plantações mais lindas que já vi!

  O girassol leva esse nome porque acompanha o trajeto do sol, sua flor pode chegar a ter 30 cm de diâmetro e seu caule pode atingir 3 metros de altura. O girassol é muito utilizado para extração de óleo comestível que é saudável para alimentação humana, e também é utilizado para fabricação de biodiesel.
  As fotos foram tiradas no Mato Grosso onde o comum era vermos plantações de milho e soja, por isso nos surpreendemos ao vermos essa maravilhosa plantação de girassol pelo caminho. Lindo, né?!




Viagem feita em maio de 2008

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

São Paulo - São Paulo

  Fazendo o primeiro post sobre capitais e começando com a mais populosa do Brasil, São Paulo, conhecida também como a terra da garoa ou Sampa, com mais de 11 milhões de habitantes a cidade é destaque na economia brasileira. É uma cidade de negócios, congestionamento, mas também de muitas opções culturais, com teatros e museus, além das inúmeras opções gastronômicas.
  Os pontos mais visitados de São Paulo são: O MASP - Museu de Arte de São Paulo que fica na Av. Paulista; A Catedral da Sé no centro da cidade; O Mercado Municipal na rua da Cantareira nº. 306; O Parque do Ibirapuera na Av. Pedro Álvares Cabral; O Bairro oriental da Liberdade, com produtos e comidas japonesa.
  Eu tive a oportunidade de ir por duas vezes a São Paulo, todas muito rápidas, conheci a famosa Rua 25 de Março, realmente uma muvuca, e o bairro do Brás, conhecido pela venda de roupas em atacado. Dei uma passadinha também na elegante rua Oscar Freire, com suas lojas de grifes. Para conhecer todos os pontos interessantes de São Paulo com certeza requer mais do que dois fins de semanas.

Dica: Ter um GPS ou mapa da cidade vai facilitar bastante sua visita na grande São Paulo.


 Vista do hotel
 

Avenida Paulista


  Pegar metro em São Paulo faz parte do dia-a-dia paulistano mas para nós era novidade e a pedido do meu marido aceitei, já que era domingo e a estação estava super tranquila.


 


  Parque do Ibirapuera, espaço super gostoso para caminhadas, corridas, pedaladas de bicicletas e para piqueniques.




Viagem feita em março e maio de 2010

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Lagoa Santa - Goiás

  Lagoa Santa é um balneário de fonte termal localizada no estado de Goiás e que dá nome a cidade.  Nas nascentes da lagoa a temperatura média chega 31º, são mais de 30 minas por onde brotam as águas quentes, muitos procuram essas águas por acreditarem que elas possuem propriedades terapêuticas e de cura, mas não há comprovação quanto a isso.
  O certo é que no meio de muito verde e com águas mornas a lagoa se torna lugar certo para esquecer da vida e carregar as energias.



 
 
(Viagem feita em novembro de 2009)


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Praia da Pipa - Rio Grande do Norte

  No litoral sul do Rio Grande do Norte fica a Praia da Pipa, além de sol, águas quentes e arrecifes, como é  comum em muitas praias do nordeste, a Praia da Pipa tem também falésias, que são paredões esculpidos pelas águas do mar. A praia fica a uns 85 km da capital potiguar (Natal), algumas das praias de Pipa são: a praia do Madeiro, que tem alugueis de caiaques e pranchas para surfe; a Baia dos Golfinhos, para chegar até ela é preciso caminhar a partir da praia central uns 15 minutos a pé, ali quase sempre se avista os golfinhos e a praia é boa para banho; a Praia do Amor, o nome dado a praia é porque vista de cima lembra o formato de um coração, a praia do Amor é boa para surfe.
  Iniciamos  nosso passeio pela praia do Centro, que é a praia central de Pipa, onde se encontram vários restaurantes e bares. Dali saímos para o passeio de barco, de onde se vê todas as praias de Pipa e há uma parada para banho na Baia dos Golfinhos, dizem que é a parada para banho com os golfinhos mas na realidade eles não se aproximam da gente e as vezes demoram a aparecer.

Dica: Não esqueça de consultar a tábua de marés!


 

  Da praia pegamos essa jangadinha que nos leva até o barco.



No barco
 

As falésias
 
 
 

Parada para banho
 
Nesse vídeo os golfinhos aparecem duas vezes rapidinho, primeiro no canto direito, depois mais para o esquerdo.


  Além do passeio de barco, há alugueis de caiaque, pranchas, passeio de bugue, kitesurf e Parapente.
 
  Depois do passeio de barco seguimos até a praia do Amor.

Praia do Amor


Ascurra - SC

  Viajar é bom, mas nem sempre da para ir longe, então o jeito é passar uma tarde fora ou o dia numa cidade vizinha. Esses pequenos passeios...