quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Recife - Pernambuco

  Post em clima de despedida! Depois de um ano e oito meses bora dizer adeus para Pernambuco e sua capital. A Região Metropolitana do Recife tem mais de três milhões de habitantes e recebe turistas o ano todo. Em sua principal praia quase sempre as areias são lotadas, e no seu amplo calçadão, com pista para ciclista, sempre tem gente caminhando, correndo, andando de skate, patins, bicicleta ou passeando com seu cachorrinho. A badalada praia tem até música:

"Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem
 E a moça no meio da tarde de um domingo azul
 Azul, era Belle de Jour era a bela da tarde
 Seus olhos azuis como a tarde na tarde de um domingo azul.
 La Belle de Jour" (Alceu Valença)


Praia de Boa Viagem
 
Um importante lembrete!
 
  A praia da Boa Viagem é bacana para caminhar no calçadão, tomar água de coco nos quiosques, mas para banho não me agrada muito, ainda mais com essas placas. :-(
 
  A feirinha da Boa Viagem também é uma das atrações para quem esta na região, fica na Praça da Boa Viagem, ali se encontram barraquinhas de artesanatos, biquines, saídas de praia, redes, bijuterias, CD's piratas e etc. Nos fundos da praça há também barraquinhas de comida onde várias fazem as famosas tapiocas.

Barraquinhas de artigos diversos

Barraquinhas de Tapiocas

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
(também na praça)


  No Centro Histórico de Recife todos os domingos acontece o projeto Domingo na Rua, onde a partir das 14 horas a rua Bom Jesus é ocupada por artesãos que expõem seus trabalhos. O projeto tem como objetivo fazer com que a população frequente a região nos fins de semana,  além desse há outros projetos de cultura e esporte que fazem a região próxima ao Marco Zero ficar lotada aos domingos.


 
Marco Zero
 
Artesanato de Pernambuco

Apresentação de forró na rua


 A rua sendo preparada para os artesãos
 

Paço Alfândega Shopping
 
 
Igreja Madre de Deus (séc. 17)
 

Agito no Centro Histórico ao anoitecer
 

  Uma opção cultural em Recife é dar um pulinho no Instituto Ricardo Brennand, com um grande acervo o local expõem esculturas, tapeçarias, artes decorativas, mobiliário e outros. O lugar é um charme, com um lindo jardim e com construções inspiradas em castelos medievais.
Localização: Alameda Antônio Brennand, s/n - Várzea

Instituto Ricardo Brennand

  Quem passeia por Recife também dá uma passadinha na cidade vizinha Olinda, que fica a 8 km, cidade histórica com grande concentração de igrejas construídas no período colonial. Bom, isso é assunto para outro post... mas logo estarei postando sobre Olinda.

Ascurra - SC

  Viajar é bom, mas nem sempre da para ir longe, então o jeito é passar uma tarde fora ou o dia numa cidade vizinha. Esses pequenos passeios...