domingo, 26 de junho de 2016

São Joaquim e Urubici - SC

 Este ano o frio veio com tudo, registrando temperaturas muito baixas no sul do país e é nesse período que algumas cidades se tornam destino certo para quem deseja curtir o friozinho. São Joaquim está entre elas, com as temperaturas mais baixas do país e possibilidade de neve, a cidade fica lotada nesse período. Este ano (2016), a mínima registrada até o momento foi -8,5 em Urupema, cidade vizinha, frio né!
 São Joaquim em si é pequena e pacata, sendo o atrativo maior o frio e se o tempo ajudar a neve, é conhecida também pelo cultivo da maçã e em abril a cidade realiza a Festa Nacional da Maçã.
 Estive lá em 2015 no mês de agosto, tinha pouco movimento e as temperaturas não estavam tão baixas. Começamos o passeio subindo a Serra do Rio do Rastro, (assunto para outro post) chegamos final da tarde e ficamos num hotel em frente a praça João Ribeiro. Na manhã seguinte passeamos pela cidade e logo seguimos para Urubici, vou postar aqui o que acho que vale a pena visitar.

- Praça João Ribeiro: onde se localiza a Igreja Matriz e o relógio que marca as baixas temperaturas em São Joaquim.



 - Vinícola Villa Francioni : a vinícola oferece passeio guiado, contando sua História e explica o processo de produção dos vinhos.



- Snow Valley - Um ambiente bacana para se tomar um chocolate quente e lugar certo para aventureiros, possui trilhas, tirolesas, arvorismo, não faltam opções para quem procura uma aventura.



 De São Joaquim seguimos para Urubici, paramos no Parque Cascata do Avencal, cerca de uns 55 km de distancia. É um lugar muito bonito em meio ao verde, sua cachoeira tem 100 metros de queda e é possível fazer rapel e tirolesa no parque.


 Daqui continuamos sentido Urubici, com o objetivo de subirmos a Morro da Igreja, o topo do morro chega a 1822 metros de altura. De onde se avista a Pedra Furada, formação rochosa em forma de janela, vale muito a pena a subida, a visão é linda e a sensação é ótima. Vá bem agasalhado pois venta muito, assim fazendo com que se tenha uma sensação maior de frio. No caminho há um acesso para a  Cascata Véu de Noiva, outra atração do local.
 Para subir o morro é preciso autorização da ICMBIO, há um limite diário de visitantes, mais informações no site:
http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-do-visitante.html



 Vale a pena conhecer São Joaquim e Urubci, mas poderia haver mais investimento em infraestrutura para o turista, a região esta longe de ser comparada à Gramado no Rio Grande do Sul.

Viajei em agosto de 2015

Ascurra - SC

  Viajar é bom, mas nem sempre da para ir longe, então o jeito é passar uma tarde fora ou o dia numa cidade vizinha. Esses pequenos passeios...