sexta-feira, 17 de março de 2017

Maragogi - Alagoas

 Alagoas, o estado que tem as águas do mar com tons mais esverdeado do nordeste, que enchem os olhos da gente de beleza e deixam as fotos mais coloridas, são muitos os lugar para se visitar, mas sem dúvida Maragogi é a cereja do bolo! Chamada por uns de Caribe brasileira, a vila tem visual simplório entre as areia e seus coqueirais, porém o verdadeiro paraíso esta lá, à 6 km mar a dentro, juntos aos arrecifes de corais e águas transparentes. Chegando próximo aos arrecifes, Galés como são chamadas, a gente já se deslumbra com a imagem paradisíaca, o céu azul se funde com a cor do mar, os arrecifes destacam-se entre as águas claras, não tem como não admirar tanta beleza e se jogar para um banho de mar, mas não sem antes bater aquelas lindas fotos!
  Além da linda vista o bacana é o mergulho, fazer flutuação nas piscinas naturais que aparecem com a maré baixa é super relaxante, há ainda mais beleza em baixo d'água com peixes e outras espécies, é um colorido de vida marinha. Então o legal é ficar de olho na táuba de marés e levar sua mascara e snorkel para mergulho, algumas embarcações emprestam os equipamentos, é bom verificar antes, ou ver um local que alugue, também é possível fazer mergulho com cilindro. Durante o passeio é oferecido fotos feitas embaixo da agua e são salvas em cd, é batido uma seção de fotos de casal, individual, família, é legal procurar lugares sem muitas pessoas circulando por perto para não levantar areia e deixar as fotos poluídas.
  Os passeios são feitos de catamarã, que tem horários para saír e leva um numero maior de pessoas ou pode ser feito de lanchas, o preço é um pouco mais alto mas sai no horário que quiser, estando elas disponíveis. Ali na praia tem um estabelecimento comercial que vende os ingressos para o passeio, é interessante acessar a pagina Maragogi Online, para ver os dias que é permitido a visitação, preços e horários de embarcação e outras informações.
 

 Uma dica muito IMPORTANTE: atenção na hora de contratar o passeio, pois já aconteceu comigo e conhecidos, de fazer a negociação e eles falarem que vão levar até as conhecidas Galés, porém levam para outro lado onde o local é mais fundo, as águas são agitadas, você não visualiza nada, é totalmente diferente. Isso acontece porque é liberado um número de pessoas no local por dia, para preservar esse lindo lugar, então certas embarcações não podem ir para as Galés em determinado dia da semana, mas mesmo assim elas ficam por ali para fazerem passeios para outros arrecifes que são liberados a visitação, só que é para o outro lado. Na primeira vez que aconteceu comigo, eles garantiram que seria igual as galés que ficam mais ao lado direito, porém não é, na verdade é bem diferente (como eu já tinha ido outras vezes vi bastante diferença); e na segunda vez ele garantiu que iria levar a gente numa direção mas estava indo em outra, a gente fez ele voltar para praia e trocamos de embarcação, bem chato isso! Então atenção!!!

  Maragogi é uma cidade que fica no litoral norte alagoano à mais ou menos 140km de Maceió AL e de Recife PE, a cidade faz parte da área de preservação ambiental Costas dos corais que vai de Paripueira AL, até Tamandaré PE. Na vila é comum a venda dos sequilhos, também chamados de bolo de goma, feito de goma de mandioca, ovos, açúcar, manteiga e sal, vale a pena experimentar. Se você tiver mais tempo e quiser, ainda dá pra conhecer outras praias na região como Barra Grande, Ponta do Mangue, Burgalhau, Xaréu e Peroba, essa já quase na divisa com Pernambuco.
  Bom, o que mais posso dizer desse paraíso? Sem dúvida um dos melhores passeios que fizemos no nordeste! É uma experiência maravilhosa!

Foto aérea - Maragogi Online



 
 
 











Depois desse maravilhoso mergulho, hora do almoço!
Viajei várias vezes :)
2012-2013

quarta-feira, 1 de março de 2017

Fraiburgo - SC

A terra da maçã!
Assim é conhecida a cidade de Fraiburgo,  pela grande produção da fruta em Santa Catarina,  disputando com São Joaquim o título de maior produtora do estado.  Cercada por pomares, são quase 7 milhões de macieiras, essa a é principal economia da cidade, e também responsável pelo turismo, já que atraem visitantes que vem em busca das lindas paisagens na florada das macieiras e na época da colheita da fruta, que vai de janeiro a abril.
 A cidade fica localizada na região do meio oeste catarinense, no Vale do Contestado, a cidade tem aproximadamente 36 mil habitantes. Ela faz parte da Rota da Amizade que inclui as cidades de Videira (28km),  Treze Tílias (61km), Joaçaba (85km) e Piratuba (150km), para quem vai com mais tempo dá para conhecer um pouco mais das belas paisagens catarinense.
 Nós aproveitamos o feriado de carnaval para conhecermos a cidade, saímos no sábado e retornamos na segunda, foram duas diárias de hotel. Nós ficamos hospedados no Hotel Renar o mais conhecido da cidade, até tentamos ficar em uma pousada um pouco mais em conta e com parque aquático, mas pessoalmente acabamos achando bem simples e retirado. Acabou valendo a pena pagar um pouco a mais, pois o hotel é próximo dos principais pontos turísticos da cidade, tem piscinas térmicas, e charmosos jardins que rendem lindas fotos. O legal é pegar um hotel com piscina e atrativos, pois sobra bastante tempo para curtir, já que em um único dia você visita os principais pontos turísticos.
Chegamos no sábado a tarde e fomos direto para piscina, tiramos o domingo para conhecer a cidade, visitamos o lago, praças, o centro, tudo é bem rápido e próximo para visitar. Nós começamos com o que eu acho que é o atrativo mais legal que tem pra se fazer e visitar na cidade, a Floresta Virgem René Frey.

Floresta Virgem René Frey
Junto a ela esta a casa do turista, onde se compra o ingresso para visitar o parque e de onde os veículos saem para o passeio. É uma área de mata nativa preservada, há araucárias, xaxins e imbuias, há também uma área com alguns animais como ema e cervo, nesse local o ônibus para mas ninguém desce, então só da pra ver alguns animais e de longe. No caminho há também uma capela, e o guia nos conta um pouco mais sobre a história da cidade e seus fundadores.
 A última parada é nos pomares, que ficam lindos carregados de maçãs vermelhas e verde. No local os guias vendem as redinhas para quem quer levar as maçãs, cabem de 5 a 6 quilos. No local é permitido comer a vontade.
 Para quem quer aventura o passeio pode ser feito em veículos abertos, o kaigang ou com jipes jagunço, nessa opção tem mais emoção passando por caminhos alagados. Nossa intenção era de fazer este mas como não tinha vaga para a parte da manhã, e a tarde sempre estava caindo uma chuvinha, e estávamos com criança, decidimos ir de ônibus mesmo. Que foi bem legal também!
 Então uma dica: o melhor é reservar antes o passeio, na casa do turista.





 

 

Parque de Aventuras
 Esse era outro passeio que tínhamos em mente fazer, não pelas aventuras radicais mas possibilidade de andar a cavalo. Para nossa surpresa nos informaram na Casa do Turista que o local fechou faz tempo.

Lago das Araucárias (que fica em frente ao hotel)
 É um lago artificial, construído pelos fundadores da cidade René e Arnoldo Frey em 1940. Foi construído para abastecer a serraria dos irmão, e hoje é um local para uma agradável caminhada.






Praça Maria Frey
 A praça homenageia a esposa de René Frey, o destaque é um termômetro em vidro, mas não estava na estrutura, não sei se estava em manutenção ou realmente foi retirado.




Castelinho
 É um símbolo do município, construído em 1966 ao estilo francês. Foi moradia do agrônomo francês Roger Biau, responsável pelo desenvolvimento do cultivo da maçã na cidade, conta a história que a construção do castelo foi exigência de sua esposa para ficar na cidade e não voltar para a França. O local não é aberto a visitação, ainda é um imóvel residencial.




Praça da Chaminé
 Representa a época em que a madeireira dos irmãos René e Arnold Frey era responsável pela economia na cidade.


Portal Turístico
 O pórtico na entrada da cidade foi construído em 1995, no local também há uma lojinha que vende produtos derivados de maçã e lembrancinhas.


Museu do Contestado
 O museu se localiza na comunidade de Santa do Taquaruçu, a 24 km de Fraiburgo. O museu conta com um acervo de materiais usados pelos saldados e caboclos na guerra do contestado.
Esse foi o único local que não chegamos a visitar.

 Das cidades que fazem parte da rota da amizade chegamos visitar somente Videira, que fica mais próxima. Uma cidade pequena e bem tranquila, demos uma volta apenas na centro da cidade.

 
 

Achei um charme os canteiros da cidades em formato de barril de vinho, a uva aqui é o destaque da cidade vizinha.

Viajei em fevereiro de 2017

Ascurra - SC

  Viajar é bom, mas nem sempre da para ir longe, então o jeito é passar uma tarde fora ou o dia numa cidade vizinha. Esses pequenos passeios...