terça-feira, 25 de abril de 2017

Chapada dos Guimarães - MT

  No estado do Mato Grosso à 69 quilômetros da capital Cuiabá, fica o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o Parque é formado por paredões de arenito e possuem mirantes de onde se tem a bela vista do cerrado, dos cânions e cachoeiras. A Chapada tem 157 km de paredões, 59 nascentes e 487 cachoeiras, há muito o que se fazer por lá, caminhadas, banho de cachoeira, ciclismo (nas áreas permitidas), observação de aves, é um lugar para se contemplar a natureza.
  O mirante mais visitado é com vista para a cachoeira Véu de noiva, que é o cartão postal do Parque, em meio ao paredão de arenito cai um fino rio formando um poço de águas cristalinas. A cachoeira tem 86 metros de altura e é formada pelas águas do rio Coxipozinho. Da portaria do Véu de Noiva é possível seguir uma trilha que dará nas cachoeiras dos Namorados e Cachoeirinha, não é preciso guia para visitar esse local, a trilha é de 1200 mt e no local é possível tomar banho de rio.
  Para os mais aventureiros há um percurso do Circuito das Cachoeiras onde se percorre 6 km contando com a volta, são 6 cachoeiras ao total e há poços para banho. As cachoeiras são:7 de Setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência. A caminhada leva ao todo cerca de 5 horas de duração, vale lembrar que no trajeto não há onde comprar bebidas e alimentos, então deve-se estar preparado, o passeio é feito com acompanhamento de guia. No caminho é possível conhecer a Casa da Pedra, uma gruta de arenito esculpida pelo córrego Independência.
  Outro atrativo da Chapada Guimarães é o Morro São Jerônimo, com mais de 800 metros de altitude é um dos pontos mais alto do parque, é uma trilha de grande dificuldade, com longa caminhada de cinco a seis horas. A Cidade de Pedra é outro ponto de visitação, ela é formada por rochas pontiagudas que chegam  a 350 metros de altura.
 À 11 km da Chapada fica o centro da cidade onde estão os restaurantes e pousadas, a cidade é mais movimentada aos fins de semanas. Vale lembrar que as temperaturas por lá são altas, o período de seca vai de julho a outubro e há chance de queimada na região e de dezembro a março é o período de chuva.

Para se informar sobre dias de visitas e ingressos acessar o site:
http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html


 

Cachoeira Véu de Noiva
 




Centro da cidade


  Próximo de Chapada dos Guimarães, a uns 8km, fica o mirante do Centro Geodésico da América do Sul (ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacifico) de onde se avista a planície pantaneira e o Centro Geodésico, que se localiza em Cuiabá na Praça Pascal Moreira Cabral, com coordenadas 15°35'56",80 de latitude sul e 056°06'05",55 de longitude oeste.
  A vista é simplesmente fascinante, linda mesmo, a sensação é de pura paz, de tranquilidade.

Viajei em setembro de 2007
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ascurra - SC

  Viajar é bom, mas nem sempre da para ir longe, então o jeito é passar uma tarde fora ou o dia numa cidade vizinha. Esses pequenos passeios...